quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Tragédia de Santa Maria vira isca

Tragédias servem de iscas para golpistas. O incêndio em uma boate de Santa Maria que terminou na morte de mais de 230 pessoas é a armadilha da vez. E os ataques já atingem e-mails de usuários de Santa Cruz do Sul também. Uma mensagem que circula desde a manhã desta segunda-feira (28) oferece o link para um vídeo, que instala em máquinas desprotegidas um código criado justamente para fazer vítimas.



O objetivo é levar as vítimas a sites falsos de bancos. Com isso, elas podem digitar seus dados bancários nas páginas fraudulentas. A primeira mensagem detectada tinha o título "Vídeo mostra momento exato da tragédia em Santa Maria no Rio Grande do Sul" e um arquivo vídeo.zip. Já foram identificados dez tipos de e-mails desse tipo que usam a tragédia para enganar internautas. Além disso, os golpistas criam sites fraudulentos nos quais as vítimas em potencial chegam ao fazer buscas na internet pela tragédia ("Imagens chocantes de Santa Maria" e "Vídeo do Incêndio no RS" são exemplos de frases). 

Além dos e-mails e ferramentas de busca, é possível que esses golpistas tirem proveito das redes sociais para infectar computadores. A orientação é que os usuários desconfiem e mantenham cautela com links oferecendo supostos vídeos e fotos.



Adquira aqui o livro (R$ 29,90):

Adquira aqui o e-book (R$ 14,50):


joser@mx2.unisc.br - @jrenatoribeiro - joserenatoribeiro171@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário