sábado, 5 de janeiro de 2013

Golpe do Cheque

Ainda na área financeira, o início de ano é um atrativo para os golpistas. Afinal, o período parece também favorecer a vontade das pessoas em gastar. Ficamos mais facilmente inclinados às compras. A movimentação no comércio é ainda mais intensa. E isso chama atenção dos estelionatários. Santa Cruz do Sul conhece bem essa realidade. Recentemente, a Polícia identificou a ação de um dos vigaristas que aplicam esse tipo de golpe na cidade. O estelionatário repassava cheques roubados de uma empresa.

Normalmente, os golpistas são de outras regiões do Estado. Um dos últimos casos nos registros policiais revelam um homem de Passo Fundo que tentou efetuar uma compra de pneus com cheques da Xalingo. O cliente se apresentou como funcionário da empresa. No entanto, esses cheques haviam sido obtidos após o roubo de um malote. O comerciante desconfiou da situação e a compra não chegou a ser concluída.



A Polícia descobriu que não foi a primeira vez que o homem esteve no município para aplicar esse tipo de golpe. Outras empresas santa-cruzenses já registraram a mesma situação. Em geral, ele efetua compra com valores entre R$ 2 mil e R$ 3 mil. O suspeito já foi visto circulando pela cidade em um Bora preto e em um Renault Scénic azul. Em Santa Cruz do Sul, os seus alvos foram lojas de pneus. A suspeita é que o golpista seja o autor de crimes semelhantes em outros municípios do Estado.

CUIDADOS - Para se prevenir, os comerciantes precisam ser cautelosos com as vendas. Se o funcionário não conhecer a pessoa que está efetuando o pagamento, deve exigir a apresentação de um documento com foto.

Conhece casos parecidos? Já ouviu histórias assim pelo comércio de Santa Cruz do Sul? Mande para o Blog 171 e compartilhe! Abraços e até o próximo caso. Sim...pois ele virá...

joserenatoribeiro171@gmail.com - @jrenatoribeiro - joser@mx2.unisc.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário